Início: 2016

Término: Atual

Recentemente, a pesquisa sobre democracia deliberativa deslocou-se em direção à concepção de sistema deliberativo. Contudo, esta abordagem suscita um leque de questões teóricas e desafios metodológicos para a sua operacionalização empírica. Com base na literatura sobre deliberação, conversação política e ambiente híbrido dos media, este projeto contribui para suprir esta lacuna.

Tem por objetivo analisar o debate sobre um tema controverso – a redução da maioridade penal – em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades MATERIA-241cívicas e na arena dos media. Investiga a rede de conversação e deliberação online nas plataformas digitais providas pelos fóruns acima mencionados e também como pessoas afetadas – moradores de favela e policiais – se engajam em processos deliberativos sobre a questão em tela em grupos de discussão. A fim de apreender a dinâmica deliberativa, este projeto aplica as metodologias do DQI (Deliberative Quality Index) e DTM (Deliberative Transformative Moments).

No nível micro da análise, os resultados evidenciam os elementos comunicativos e os tipos de comportamento que levam as pessoas a iniciar, continuar ou terminar a trocas deliberativas. No nível macro, os resultados mostram interconexões entre arenas com distintos níveis de institucionalização e alguns dilemas da abordagem sistêmica da deliberação.