Início: 2011

Término: 2013

O projeto tem por objetivo investigar possibilidades democráticas de representação na Credito_Janine_Bargas-300x225esfera civil, que ocorrem por afinidades de ideias ou por adesão a certas causas de interesse comum, explorando o problema da legitimidade da representação informal. Entende-se a experiência subjetiva como fundamental nas lutas por reconhecimento, como ponto de resistência, contestação e transformação dos discursos abstratos de justificação na esfera pública.

A pesquisa desenvolve-se em torno de três tópicos: cotas raciais para universidades; Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico (Petid); e políticas para contenção do aquecimento global. Busca-se investigar os debates públicos na arena dos media, focalizando as diversas formas de representação política. Por outro lado, busca-se analisar como cidadãos afetados ou ativistas interpretam e reformulam as demandas de representação disponíveis na arena dos media. O estudo comparativo entre essas perspectivas permite traçar um panorama amplo e diversificado do problema da representação nas lutas por reconhecimento e por causas de interesse comum.

Agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.