Início: 2004

Término: 2006

O projeto investigou diferentes processos de debate público mediado, a fim de especificar interações comunicativas e padrões argumentativos de atores do centro do assembleia_horizontal-300x199sistema político e da sociedade civil, presentes no espaço de visibilidade midiática. Foram utilizadas pesquisas empíricas sobre debates públicos referentes: (a) à exposição pública de atos de transgressão de pessoas públicas; (b) à especificação de novas regulamentações ou normas legais; (c) à controvérsias sobre experiências identitárias e problemas de reconhecimento.

Articulando tais resultados com pressupostos teóricos e empíricos, realizou-se a identificação de assimetrias de acesso dos diferentes atores envolvidos nos debates, os mecanismos dialógicos e as formas de produção de consenso/dissenso em público. Por outro lado, a análise dos modos operatórios dos media evidenciou elementos-chave que caracterizam as mediações de debates públicos de naturezas distintas na sociedade brasileira.

Agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.